NOTÍCIAS

08-MAR-2018

O Rio Jaguaribe

#Turismo 08 DE MARÇO DE 2018
O Rio Jaguaribe nasce na Serra da Joaninha na lagoa de Santiago em Tauá, quase na fronteira do Piauí e deságua no Oceano Atlântico no município de Fortim. Seu nome, Jaguaribe, significa "Rio das Onças". Sua extensão é de 600 km, contando da nascente até a foz. É o maior rio do Ceará e seu percurso banha as cidades de Tauá, Saboeira, Iguatu, Jaguaribe, Jaguaribara, Tabuleiro do Norte, Russas, Jaguaruana, Itaiçaba, Aracati e Fortim. Toda sua margem é utilizada para a agricultura, piscicultura, agropecuária como também para o lazer das comunidades ribeirinhas. Por tanto é necessário uma política de preservação do rio Jaguaribe no tocante a poluição, assoreamento de suas margens e a pesca predatória. A mata ciliar protege as margens do Rio do assoreamento e serve de berçário para espécies que compõem a fauna cearense. Em sua foz predominam a vegetação de manguezal onde peixes, moluscos e crustáceos encontram as condições ideais para reprodução, berçário, criadouro e abrigo para várias espécies de fauna aquática e terrestre, de valor ecológico e econômico. Os mangues produzem mais de 95% do alimento que o homem captura no mar. Assim sendo, a preservação do rio é de vital importância para a subsistência das comunidades pesqueiras e agropecuárias que em seu entorno. Assim, de sua nascente em Tauá a sua foz em Fortim, rio Jaguaribe é fonte de vida para todos os habitantes da zona Jaguaruana. O espaço é considerado um dos mais belos patrimônios naturais de todo o estado do Ceará. A generosidade da natureza proporciona a Fortim um verdadeiro cartão postal natural, ponto de encontro dos amantes de climas e novas oportunidades de diversão e entretenimento. O Rio Jaguaribe possui diversos lugares onde os turistas que visitam Fortim, através de um maravilhoso passeio de barco poderão conferir lindíssimas imagens paradisíacas. O contato direto com a natureza e os animais silvestres, um delicioso banho na sua foz e as mais inéditas oportunidades de registros fotográficos e cinematográficos dá ao nosso Rio Jaguaribe a credibilidade de um espaço puro e raro sem poluição, adequado para a prática de esportes náuticos, pesca, banho, trilha ecológica e demais eventos que ficarão na memória de qualquer ser que já visitou ou mergulhou nessas águas.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#DataComemorativa Há 4 dia(s)

21 DE ABRIL - DIA DE TIRADENTES

Um dos heróis da nação, pioneiro na luta pela liberdade!

#Reinauguração Há 4 dia(s)

NOITE ESPECIAL DE SEXTA-FEIRA COM A REINAUGURAÇÃO DO GINÁSIO POLIESPORTIVO DO PONTAL DE MACEIÓ

Na ocasião foram realizados jogos em Comemoração a Reinauguração deste lindo espaço esportivo

#Premiação Há 6 dia(s)

PRÊMIO SEBRAE PREFEITURA EMPREENDEDORA

Fortim foi finalista na categoria Turismo & Identidade territorial com o nosso Festival Gastronômico Internacional do Pontal de Maceió.

#EditalMulheresRurais Há 6 dia(s)

TÉCNICOS DA EMATERCE REALIZA APRESENTAÇÃO DO EDITAL MULHERES RURAIS EM FORTIM

O evento aconteceu na última quarta-feira (17), às 8h, no CVT Fortim

#Capacitação Há 8 dia(s)

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO EM FORTALEZA

“PROGRAMAS DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA, CONDICIONALIDADES E FERRAMENTAS DE GESTÃO”

#Reinauguração Há 8 dia(s)

CONVITE DA REINAUGURAÇÃO DO GINÁSIO POLIESPORTIVO DO PONTAL DE MACEIÓ

O evento acontecerá nesta sexta-feira, dia 19 de abril, a partir das 19h, no espaço do referido Ginásio

#Reunião Há 9 dia(s)

REUNIÃO COM OS REPRESENTANTES DA ENTIDADE NACIONAL DE ELETRICIDADE - ENEL

Na ocasião, o Governo Municipal solicitou a realização de Audiência Pública na Câmara Municipal de Fortim, para traçar estratégias na solução da falta de energia

#Esporte Há 10 dia(s)

FORTIM SEDIA A I COPA DA AMIZADE DE FUTSAL DO LITORAL LESTE DO CEARÁ 2024

Esporte é agente transformador de vidas!

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito