PREFEITURA_-_CABERIO2

COLUNA_-_ROBERTA_DE_PAULA_Small

O município de Fortim tem seu Sistema Local de Saúde pautado principalmente na organização da Atenção Primária, que consiste na porta de entrada do SUS, com a operacionalização da Estratégia Saúde da Família (ESF). Pensando sob esta lógica, estamos avançando na estruturação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Postos de Saúde (como são conhecidos popularmente). Logo no início da gestão em 2009 foi realizada uma reforma na UBS da Sede do município, que se encontrava em estado de calamidade. Em seguida, no mesmo ano, foi realizada a construção de uma unidade na localidade da Barra. Além disto, foram adquiridos materiais e equipamentos necessários ao adequado atendimento de saúde da população. Já no ano de 2010, iniciou-se a construção do Posto de Saúde da localidade de Mamoeiro e da UBS da localidade de Viçosa, ambas inauguradas no início de 2011. Ainda no 1º Semestre de 2011 teremos a inauguração da UBS da localidade de Olho d’água. Além de investimentos na infra-estrutura, também contamos nestes dois anos de gestão com equipes completas (médico, enfermeira, dentista, técnicos de enfermagem e saúde bucal, recepcionista, auxiliar de serviço gerais e motorista), mesmo com a dificuldade de contratação de médicos e com a grande rotatividade destes, tentamos manter dentro da normalidade o funcionamento das equipes. Acreditamos que fortalecendo a atenção primária e oferecendo aos nossos munícipes um atendimento integral, de qualidade e humanizado, poderemos ter uma melhor qualidade de vida e de saúde da nossa população. Para dar suporte e apoio para a Estratégia Saúde da Família e ampliar o foco do atendimento curativo para a prevenção de doenças e promoção à saúde dispomos de alguns projetos e programa paralelos, destacamos o Programa do Leite e Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. O Programa Leite Fome Zero que consiste na distribuição de leite para crianças de 02 a 07 anos, gestantes e idosos com a finalidade de combater a desnutrição, sendo critérios para entrada e permanência a avaliação de desenvolvimento e crescimento dos beneficiários pela equipe de Saúde da Família. Cada beneficiário recebe 1 litro de leite por dia. O município conta atualmente com 198 beneficiários, sendo distribuído um total de 1.386 litros de leite por semana. Este Programa é parceria do município com o Ministério de Combate à Fome e a Secretaria de Agricultura do Estado. O Projeto Saúde e Prevenção na Escola- SPE consiste no atendimento à saúde do adolescente de 10 a 19 anos, com ênfase na prevenção ao uso de drogas, gravidez indesejada, DST/AIDS, alimentação saudável e outros. São realizadas atividades nos Postos de Saúde e nas Escolas. Com o apoio integral dos professores e dos profissionais de saúde, que estão sensibilizados com a importância do Projeto e também da Prefeita Adriana Pinheiro Barbosa e dos Secretários de Saúde e de Educação, este projeto tem obtido grandes resultados. Estes resultados expressivos levaram o Ministério da Saúde a investir recursos financeiros e materiais para a operacionalização e ampliação da nossa iniciativa municipal, pois em 2011 o município foi selecionado e passará a receber recursos Federais. Mesmo diante das limitações financeiras e dificuldades enfrentadas no Sistema Único de Saúde – SUS no Brasil, o município tem buscado alternativas para atender a população dentro do seu nível de complexidade municipal e tentando todas as alternativas possíveis para proporcionar um grande avanço na saúde municipal.

Por: Dra. Roberta de Paula

(Coordenadora da Atenção Básica da SESA-Fortim)