PREFEITURA_-_CABERIO2

PDE Interativo.

| Imprimir |

pde_escola-1O PDE Escola é um programa de apoio à gestão escolar baseado no planejamento participativo e destinado a auxiliar as escolas públicas a melhorar a sua gestão. Para as escolas priorizadas pelo programa, o MEC repassa recursos financeiros visando apoiar a execução de todo ou de parte do seu planejamento. O PDE Escola foi concebido no âmbito do Fundescola, objeto do acordo de empréstimo firmado em 1998 entre o governo brasileiro e o Banco Mundial, cujo objetivo era melhorar a gestão escolar, a qualidade do ensino e a permanência das crianças na escola. Naquele momento, o Plano de Desenvolvimento da Escola (então chamado apenas PDE) constituía a ação principal do programa, pois previa que as unidades escolares realizassem um planejamento estratégico que subsidiaria outras ações.

Até 2005, o programa era destinado exclusivamente às unidades escolares de ensino fundamental localizadas nas chamadas "Zonas de Atendimento Prioritário" (ZAPs) das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Estas zonas eram escolhidas entre aquelas com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e abrangiam um número restrito de escolas e municípios (em média, 3.800 escolas e 450 municípios, entre 2000 e 2007). Em 2006, após a divulgação dos resultados da primeira rodada do IDEB (relativo ao período 2005), o Ministério da Educação entendeu que seria necessário criar um mecanismo que envolvesse diretamente as escolas com os IDEBs mais críticos, optando-se então pela adoção do PDE Escola junto àquele público específico. O município de Fortim foi contemplado com o PDE-Escola a partir de 2008, quando apenas a Escola de Ensino Fundamental Professora Maria Luiza elaborou o plano de ação para receber a primeira parcela do FNDE. Em 2009 a mesma escola foi contemplada com a segunda parcela do recurso repassado pelo governo federal. Ainda em 2009 foram selecionadas as Escolas Artur Lira, Comunitária da Barra, Professora Emília Queiroz e Edson Barbosa para elaborarem o PDE-Escola e receberem a primeira parcela do recurso ofertado pelo FNDE. Em 2010 as Escolas Artur Lira, Comunitária da Barra, Professora Emília Queiroz e Edson Barbosa foram contempladas com a segunda parcela. Em 2011 tivemos as Escolas José Alexandre, Mauro Cavalcante e Mauro Bonotto selecionadas pelo FNDE para elaborarem o PDE-Escola. Hoje o PDE-Escola passa a ser PDE-Interativo onde todas as escolas independente se irão receber recurso ou não, deverão elaborar o PDE-interativo através do SIMEC no intuito de construírem o Plano de Formação Continuada, onde todos os gestores das escolas públicas do nosso município irão enviar para o MEC a demanda de cursos para os nossos professores.

Adicionar comentário

A maioria dos comentários postados nesse site são aprovados por moderador. Se seu comentário assim que postado exibir a mensagem “Seu comentário está aguardando moderação” é porque ele disparou algum filtro imposto por nós para evitar comentários inúteis. Comentários com links tem que ser autorizados pelos administradores desse site antes de serem publicados. Já comentários com foco em divulgar qualquer site, os conhecidos spam’s, são excluídos assim que enviados.


Código de segurança
Atualizar