PREFEITURA_-_CABERIO2

Prefeita Aninha de Kito inaugura Centro de Educação Infantil da Escola Maria Luíza.

FOTO_DESTAQUE4Em uma tarde solene com a presença de várias autoridades municipais, pais e mestres foi realizada a inauguração do anexo da Educação Infantil da Escola de Ensino Fundamental e Médio Professora Maria Luiza. Mais um grande objetivo alcançado na administração da prefeita Aninha de Kito para benefício geral da população de Fortim, proporcionando melhoria na qualidade da educação infantil. Além da inauguração do CEI - Fortim, também foi realizada a Certificação dos Cursistas do Proinfantil – Programa de Formação Inicial para professores em Exercício na Educação Infantil. O atendimento em creches e pré-escolas como direito social das crianças se afirma na Constituição de 1988, com o reconhecimento da Educação Infantil como dever do Estado e Município com a Educação. O processo que resultou nessa conquista teve ampla participação dos movimentos comunitários, dos movimentos das mulheres, dos movimentos de trabalhadores, dos movimentos de redemocratização do país, além, evidentemente, das lutas dos próprios profissionais da educação. Desde então, o campo da Educação Infantil vive um intenso processo de revisão de concepções sobre educação de crianças em espaços coletivos, e de seleção e fortalecimento de práticas pedagógicas mediadoras de aprendizagem e do desenvolvimento das crianças. Em especial, têm se mostrado prioritárias as discussões sobre como orientar o trabalho junto às crianças de até três anos em creches e como assegurar práticas junto às crianças de quatro e cinco anos que prevejam formas de garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental. Com base no compromisso e fortalecimento de uma educação de qualidade, a Prefeitura Municipal de Fortim amplia a Escola Maria Luiza, criando o espaço adequado para a Educação Infantil.